O
governo do Distrito Federal lançou nesta quarta-feira (7) edital para convocar
empresas privadas interessadas em gerir o Autódromo Nelson Piquet, em troca de
realizar parte da reforma e a manutenção do local. O tempo de contrato varia de
5 a 35 anos, conforme as propostas apresentadas.
“Hoje,
nós divulgamos a manifestação de interesse privado para a concessão do
autódromo. A Terracap irá analisar as propostas, selecionar a que melhor atende
os interesses da população de Brasília. Essa proposta vai subsidiar um edital
de licitação e esse edital será lançado no próximo ano”, disse o presidente da
Terracap, Júlio Cesar Reis.
Presidente da Novacap
em discurso durante lançamento do edital de gestão do autódromo de Brasília
(Foto: Elielton Lopes/G1)
"Ficará
a cargo do parceiro privados, a construção dos boxes e demais elementos que
virão a integrar o autódromo. A manutenção também, além de atrair eventos
esportivos, culturais, gastronômicos para o espaço", explica o diretor.
As
organizações interessadas devem apresentar ao governo projetos de gestão, com
levantamento de dados e estudos do autódromo, até o final do mês. Depois de
receber e analisar os estudos, o GDF vai lançar um novo edital com base no que
foi apresentado pelos interessados e contratar a empresa responsável. A
assinatura do contrato deve ser nos próximos meses.
As
parcerias público-privadas (PPPs) foram anunciadas pelo GDF em 2015, como forma
de reduzir a máquina e melhorar espaços e tarefas que o governo não consegue
cumprir. As áreas que despertaram maior interesse do empresariado, segundo o
GDF, foram a iluminação pública e a gestão de espaços na área central de
Brasília, como o Parque da Cidade e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
A
ideia do GDF é que as empresas invistam nessas áreas públicas e, em troca,
possam ganhar dinheiro com publicidade e uso comercial dos espaços. O governo
diz garantir que os parques e prédios que têm entrada gratuita serão mantidos
assim, e as empresas serão proibidas de instituir cobrança de ingresso. Segundo
a Terracap, há projetos em curso para privatização de outros espaços.
Atualmente o autódromo é gerido pela Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer.
Vista do Autódromo de
Brasília (Foto: Elielton Lopes/G1)
A
parceria com o setor privado é encarada pelo GDF como mais uma tentativa de
reduzir gastos. Levantamento aponta que, entre 2011 e 2014, o Parque da Cidade
arrecadou R$ 1,3 milhão ao ano, mas gastou quatro vezes mais – R$ 6,9 milhões a
cada 12 meses.
O
autódromo, por sua vez, gastou em 2015 cerca de R$ 822 mil em manutenção. O
valor inclui despesas com segurança, contas de energia, água e telefone e
limpeza. Durante todo o ano passado, o local foi usado por 38 dias, incluindo
11 cessões de treinamento e um evento automobilístico. A ideia do governo é que
aumente a frequência de atividades para movimentar o local.
"Esse
ano de 2016 foi o ano do lançamento das parcerias. Espero que 2017 seja a
concretização dessas parcerias. Um governo não consegue sozinho dar conta de
todos os desafios. Essas parcerias são importantes para o desenvolvimento da
nossa cidade. Brasília é uma cidade vocacionada para receber eventos de todos
os tipos. Esse mês lançamos o edital para a reforma das pistas do
autódromo", disse o governador Rodrigo Rollemberg.
Por G1 DF