test banner

Igrejinha celestial

A Igrejinha conta, atualmente, com o afresco do artista radicado na capital Francisco Galeno

Igrejinha celestial

*Por Severino Francisco

Assisti, com Galeno, ao documentário Brasília, cidade modernista, dirigido pelo cineasta sueco Torgny Andenberg. O diretor sueco visitou a cidade nos tempos pioneiros da construção e registrou rápidas, mas preciosas imagens em cores do mural de Alfredo Volpi nas paredes da Igrejinha da 308 Sul, apagadas para sempre por uma mão de tinta, aplicada por um padre de poucas luzes.

Em 2009, Galeno foi convidado pelo Iphan para criar outro painel, que reacendeu a polêmica sobre a arte modernista e a devoção católica. Mas, felizmente, a incompreensão foi superada e Galeno promoveu uma festa do céu na Igrejinha, ao pintar murais com pipas, borboletas, carretéis e lamparinas. Toda de branco, a figura tutelar de Nossa Senhora de Fátima domina o centro da cena.

Ao assistir ao documentário, me veio a certeza fulminante de que, com todo respeito ao mestre modernista, o painel de Galeno ficou mais bonito do que o de Volpi. Eu tenho a impressão de que o mestre aplaudiria plenamente as audácias de Galeno.

Em uma primeira mirada, chama a atenção algumas semelhanças formais entre o painel de Volpi e a versão de Galeno. Na de Volpi, a parede lateral esquerda, no sentido de quem entra, é ocupada por bandeirinhas, portas estilizadas e cordas usadas como suporte para decorar as festas de são-joão.

Na de Galeno, as crianças que presenciaram a aparição de Nossa Senhora de Fátima são representadas por pipas de um colorido vibrante, que despertaram reações, muitas destemperadas, de alguns fiéis. A imagem da Nossa Senhora de Fátima de Volpi é mais arredondada, acolhe o filho nos braços, mas também não tem rosto, da mesma maneira que a santa criada por Galeno.

Galeno já havia visto os painéis de Volpi em três fotos em preto e branco, mas, só por meio do filme, entrou em contato com a primeira vez com o trabalho do mestre construtivista em suas cores originais. O azul de Volpi é mais calmo; o de Galeno, mais intenso e luminoso: “Fiquei muito comovido de ver essas imagens, pois a minha família veio para Brasília no início da construção da cidade. O azul é uma cor celestial, mas o do Volpi tem a ver com as cores que ele vivenciou em sua infância em São Paulo. O que eu usei já tem mais a ver com a luminosidade intensa de Brasília. É um azul mais quente em sintonia com a tonalidade que o Athos Bulcão aplicou nos azulejos que ficam na parede externa da Igrejinha”.

Segundo Galeno, as pessoas que contestaram o seu painel têm agora de 70 a 80 anos e conheciam o painel de Volpi. E, talvez, por isso mesmo, questionaram a sua intervenção na mesma linha abstrata, simbólica e construtivista: “Eles tiraram os painéis do Volpi porque não queriam algo que ficasse próximo do realismo, não admitiam a arte simbólica moderna. 

Disseram-me que queriam algo como as igrejas de Ouro Preto. O painel do Volpi é muito mais explícito do que o meu, parece mesmo uma festa de são-joão. Na parte da direita, que não aparece no filme, há um mastro de são-joão com um pássaro. Quando eu estava pintando, alguns comentaram comigo: ‘Só está faltando um sanfoneiro’. Mas o Volpi foi muito respeitoso com a fé religiosa. Ele usou o azul, que é uma cor celestial”.
(*) Severino Francisco – Jornalista, colunista do Correio Braziliense – Fotos/Ilustração: Blog - Google


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem