test banner

Cooperação viabiliza recursos para recuperar cerrado no DF

Secretaria do Meio Ambiente do DF, Serviço Florestal Brasileiro, Fundação Banco do Brasil e Instituto Brasília Ambiental assinam acordo técnico no Dia do Cerrado

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) assinará um acordo de cooperação técnica para a recuperação do cerrado do Distrito Federal, na segunda-feira (11), em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado, na Câmara dos Deputados. O acordo permitirá o lançamento do primeiro edital do Recupera Cerrado, de R$ 2 milhões, da compensação florestal da Terracap.

O objetivo do edital será apoiar projetos para a recomposição da vegetação nativa em áreas degradadas ou alteradas para a regularização ambiental de imóveis rurais em bacias hidrográficas do DF. A cooperação técnica é uma parceria da Sema-DF com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), a Fundação Banco do Brasil e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

O documento conta até o momento, com recursos de compensação florestal da Terracap e propõe o uso de diversos métodos utilizados em recomposição no cerrado, um dos objetivos principais da Aliança Cerrado e do acordo que será assinado na segunda-feira.  A solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado tem como lema “O berço das águas do Brasil pede socorro” e será realizado a partir das 14h no auditório Nereu Ramos, Anexo II da Câmara. O secretário André Lima participará do painel que trata dos caminhos para a sustentabilidade no DF.

A Aliança Cerrado é uma rede para construir estratégias e propor políticas públicas de conservação, recuperação e sustentabilidade do cerrado do DF.  O fórum estimula o debate e propõe a integração de ações destinadas à conservação, recuperação e uso sustentável dos recursos do cerrado. É composto por órgãos da administração pública federal e distrital e instituições de ensino superior, organizações da sociedade civil e setor privado com atuação em temas relacionados ao bioma.

O governo de Brasília criou o Recupera Cerrado e inovou na forma de compensação florestal pelas empresas. Em vez de as empresas devedoras desse tipo de compensação recuperarem os locais por conta própria, elas poderão depositar valores destinados ao financiamento de editais de apoio ao programa. Com a medida, empresas com experiência na recuperação de áreas degradas poderão aumentar a efetividade dos plantios de árvores.

Mais informações: E-mail: comunicacaosema@gmail.com - Telefone: (61) 3214 – 5611.









Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem