test banner

Monitoramento com câmeras do DER-DF prioriza segurança e fluidez no trânsito

Monitoramento das câmeras é feito na sede do DER-DF. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Há 32 equipamentos espalhados por pontos estratégicos da capital, e outros 45 estão em processo de licitação. Para facilitar a divulgação das informações aos brasilienses, emissoras de tevê e portais de internet têm acesso gratuito às imagens

Com o objetivo de manter a segurança e a fluidez no trânsito, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) monitora as principais rodovias de Brasília por meio de 32 câmeras espalhadas em pontos estratégicos. Esse número aumentará para 77 ainda neste ano, com a licitação de 45 equipamentos.

Os envelopes com as propostas para a concorrência pública foram abertos no dia 14, e a expectativa é que, depois de definida a empresa vencedora, as câmeras comecem a funcionar em cerca de 90 dias.
Em quatro monitores de 55 polegadas, na sede da autarquia, a equipe flagra desde cenas de imprudência dos motoristas a acidentes que demandam a ajuda de quem está do outro lado da tela. O monitoramento é das 6h30 às 20h30, quando o fluxo de veículos é mais intenso.
São quatro servidores que se revezam no trabalho. “Além de olhar a câmera, o operador ouve as equipes da Ciade [Central Integrada de Atendimento e Despacho, da Secretaria da Segurança Pública]. Se há qualquer informação de acidente, por exemplo, ele já foca no local”, explica o diretor de Fiscalização de Trânsito do DER-DF, Leandro Freitas.
Sem as câmeras, os agentes precisariam esperar o comunicado da Ciade, o que poderia atrasar a desobstrução da via. Atualmente, há socorros que chegam em menos de um minuto. “Às vezes, uma simples remoção do veículo da pista já ajuda a devolver a fluidez ao trânsito.”
"Às vezes, uma simples remoção do veículo da pista já ajuda a devolver a fluidez ao trânsito" - - (Leandro Freitas, diretor de Fiscalização de Trânsito do DER-DF)

Em 2013, uma motorista rodou o veículo em uma das faixas do Eixão e acabou parada na contramão. Agentes do DER chegaram em poucos segundos para ajudar na ocasião e evitar um acidente mais grave.
Muitas vezes, o trabalho se resume a solucionar pontos de retenção e retirar principalmente carros e objetos da pista. Mas o socorro não se restringe às pessoas.
Agentes do departamento lembram que já flagraram a travessia perigosa de uma família de patos na Estrutural. Um dos vídeos favoritos da equipe mostra um cachorro utilizando uma passarela para cruzar de um lado a outro da Estrada Parque Núcleo Bandeirante.
Divulgação das imagens em tempo real
As imagens possibilitam o acompanhamento do trânsito em tempo real por parte da população, já que emissoras de tevê e portais de internet têm acesso gratuito ao material.
Além disso, as informações são repassadas por meio de rádios e redes sociais. “A divulgação é rápida. Isso possibilita que os condutores escolham rotas alternativas”, destaca o diretor de Fiscalização de Trânsito.
Apesar de o foco do monitoramento por meio das câmeras não ser a autuação, o agente de trânsito está habilitado a fazê-la se necessário. As infrações mais comuns são conversão e estacionamento irregular e uso do celular enquanto dirige.

Galeria de Fotos: - (    goo.gl/eQk7yx    )








Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem