test banner

Governo de Brasília capacita agentes de estradas

Objetivo é aplicar novas técnicas que melhoram as condições dos lençóis freáticos

O governo de Brasília promoveu o primeiro curso de Adequação de Estradas Rurais com Ênfase em Gestão de Bacia Hidrográfica. A iniciativa foi possível a partir da parceria entre as secretarias de Meio Ambiente (Sema), de Agricultura (Seagri), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o programa Cultivando Água Boa e o Departamento de Estrada e Rodagem (DER-DF).

O curso foi realizado na região do Rio Descoberto, onde está a represa que abastece mais de 65% da população de Brasília. “O reservatório vem sofrendo significativamente com a erosão”, alertou o secretário de Meio Ambiente, André Lima.

O objetivo é capacitar os agentes de recuperação de estradas em novos métodos de manejo de rodovias para assegurar que a velocidade da água da chuva seja mantida ou reduzida enquanto escorre nas vias. Com a técnica, a água é estocada em pequenas bacias vizinhas às estradas e abastece os lençóis freáticos – as águas subterrâneas. 

O curso faz parte da parceria do governo de Brasília com a Itaipu Binacional pelo programa Cultivando Água Boa. A empresa já realizou, no Paraná, mais de 2.500 quilômetros de manutenção de estradas dentro de uma técnica que reduz expressivamente a erosão das chuvas e do carregamento de terra nas estradas para os rios, cursos d’água e nascentes. “Estamos trazendo essa tecnologia”, salientou o executivo do Meio Ambiente no DF.

O assessor especial de água da Sema, Sérgio Ribeiro, destacou a experiência dos técnicos que ministraram o curso. São mais de 10 anos com a metodologia de elevação do nível da estrada.

“A tecnologia traz ganhos econômicos, já que o número de manutenções é menor e a estrada tem uma vida útil de mais 10 a 15 anos”, apontou. “A medida representa economia para o Estado e também traz benefícios ambientais com a retenção da água nas bacias e a infiltração no solo”.

O curso capacitou 40 pessoas. Foi apresentado um conteúdo teórico e prático, com trabalho de campo. Todos os participantes receberam um certificado do curso realizado na Emater de Brazlândia. Sérgio Ribeiro informou que outros cursos serão oferecidos porque há um grande número de pessoas a serem capacitadas. 





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem